quinta-feira, 1 de abril de 2010

Cruzeiros: O ínicio da febre

Confesso que fazer cruzeiro é a paixão da minha vida.

A escolha por fazer um cruzeiro depende muito da indicação dos amigos, mas principalmente do agente de viagem em reconhecer seu perfil e qual o tipo de empresa você deve ir. Hoje, qualquer país banhado por mar é destino de cruzeiro. Não importa se é quente ou frio, pobre ou rico, há cruzeiros em todos os lugares do mundo.

Cada empresa de cruzeiro tem um perfil. Por mais absurdo que pareça, quando eu acho que já ouvi falar de todas as empresas do mundo, alguém me fala de mais uma. São inúmeras opções, com inúmeros perfis, com milhares de destinos e uma infinidade de modelos de navios.

Começando pelas temporadas no Brasil, os cruzeiros estão ficando cada vez mais populares. Faz muito tempo que há opções de navios aqui, mas eles tornaram-se mais acessíveis por volta de 2006. Nesta época havia no litoral brasileiro cerca de 8 navios, com as empresas Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros, Island Cruises (pertencente a empresa brasileira Sun & Sea) e navios fretados pela CVC.



Todas as empresas tinham um custo relativamente elevado para o bolso dos brasileiros, mesmo assim tinham sucesso na temporada no Brasil. A empresa espanhola Island colou um preço acessível para os brasileiros fazendo com que algumas pessoas pudessem fazer a viagem pela primeira vez e gostarem disto.

Hoje a Island Cruises não existe mais. A empresa só tinha dois navios, o Island Escape e o Island Star. O Escape era um navio cargueiro que eles reformaram e transformaram em cruzeiro. O Star era da empresa Celebrity Cruises, mas o navio já não estava mais no estado que a companhia queria e vendeu o navio para a Island.

Estes dois navios eram sinonimo de alegria e muita festa o dia inteiro. Qualquer pessoa que já tenha ido na Island comenta sobre a festa (dependendo do tipo cliente não fala bem). De qualquer forma, até a temporada de 2008/2009, quando eles ainda vinham para o Brasil, a maioria do público que frequentava o navio eram os jovens.

Esse público jovem, ainda hoje, é bem dividido em todas as empresas de cruzeiros. As únicas saídas que dificilmente terá gente jovem, são nos navios específicos para 3ª idade.

Continua..

Nenhum comentário:

Postar um comentário