terça-feira, 9 de março de 2010

PORTO SEGURO - COMO CHEGAR E ONDE IR

Porto Seguro é, sem dúvidas, um dos destinos mais baratos do Brasil e, às vezes, um dos mais díficeis de chegar.

Qualquer data que não seja comemorativa no Brasil inteiro, é data para ir a Porto Seguro. Não são muitos voos por dia: TAM, GOL e TRIP são as únicas opções. A TAM e a GOL têm voos saindo de SP e BH pra lá. A TRIP só sai de Vitória/ES, tendo que ter a contribuição de conexões saindo de outras poucas cidades (verificar qual destas cias saem da sua).

As datas mais difíceis de se ir para Porto Seguro são Carnaval, Reveillon, semana do saco cheio (em meados de outubro) e semanas com seminários.

O mais engraçado disto tudo é o fato de não faltar opções de hospedagem. Porto Seguro deve ser uma das cidades do Brasil com maior número de hotéis do Brasil.  Acredito que o número diário de voos seja impossível de lotar a quantidade de quartos disponíveis em todos estes hotéis.

Na Av. Beira Mar é quase que um hotel encostado no outro. Para nós, agentes de viagem, a variedade é tamanha que fica difícil escolher o que se parece mais com cada passageiro, mas claro que temos nossas preferências.

Quando fui a Porto Seguro, no último Natal e Reveillon, vi que a cidade tem um tipo de atividade para cada tipo de público. Me desculpe aos recém-casados, mas este, na minha opinião, é o último lugar da terra que vocês devem comemorar sua nova união.

A cidade é ativamente festiva. Shows de axé, pelo menos uma vez por semana, durante a temporada; complexos de lazer que deixam qualquer homem e mulher babando pelos dançarinos e dançarinas; luais incomparáveis e uma energia de dar inveja a qualquer outra cidade.

O mais impressionante, falando na propriedade de agente de viagem, é que poucas são as pessoas que vão para Porto Seguro e não querem voltar na semana seguinte.

Além de festas e axé, a cidade é cercada de um mar lindo e várias opções de passeios:

Sendo ela o berço do Brasil, a cidade tem um centro histórico riquissimo e agradável. Na parte da cidade alta, próximo ao aeroporto, há antigas cadeias, casas de estilo colonial portugues, igrejas antigas e um centrinho de compras de artesanato local.

Importante salientar, se você nunca viu um índio legitimamente brasileiro na vida, esta será sua chance. A cidade preservou a história tão bem, que além dos atrativos dos centros históricos, ainda há aldeias indígenas por lá. Eles vivem principalmente do artesanato. Caminham por todas as praias vendendo colares e artefatos. Quem visita as aldeias encontra materiais de caça e decoração das respectivas culturas.

Continuando a falar sobre as áreas atrativas da cidade, Santa Cruz de Cabrália, ao norte de Porto Seguro é uma pequena cidade onde há várias lojas com preços bons para as lembrancinhas. Sta Cruz de Cabrália é quase que um vilarejo, muito interessante para se conhecer.

Ao sul de Porto Seguro situam-se as cidades de Arraial D'ajuda e Trancoso. Para chegar a estas cidades é necessário pegar uma balsa, ou fazer uma volta GIGANTE pela estrada estadual - BA.

Logo que se passa a balsa, você chegará a Arraial, que é uma cidade muito tranquila. Possui o Eco Park, um parque aquatico muito legal para quem gosta de bastante diversão. Durante o dia a cidade não possui muitos atrativos, mas durante a noite Arraial vira o ponto de encontro dos turistas. O Parracho é uma das melhores opções pra quem gosta de festa.

Passando por Arraial D'ajuda, esteja com bastante disposição para encarar uma estrada de barro bem grande para chegar até Trancoso. É recompensável. A cidade guarda falésias e praias lindíssimas para quem tem a santa paciência e o estomago forte para aguentar todas aquelas curvas e buracos.

Uma caracteristica bem marcante nestas três cidades são os bares bem na areia da praia. O que diferencia são os preços. Em Porto Seguro os valores são tranquilamente aceitáveis, preços iguais a maioria das cidades litoraneas no verão. Comparando a Florianópolis, é até barato.

Arraial D'ajuda é bem mais caro que Porto Seguro. Uma batata frita minúscula custa, em média, R$ 12,00.

Continua no próximo bloco.. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário