terça-feira, 23 de março de 2010

PORTO SEGURO - E VIVA A NOITE NA PASSARELA DO ALCOOL

Estava procurando um vídeo legal para postar aqui e lembrei de uma atividade muito típica na Bahia: A capoeira.

Um pouco menos que Salvador, mas com a mesma beleza, os capoeiristas se apresentam durante as noites na passarela do alcool. O detalhe é o tanto de gente que se aglomera pra ver o espetáculo. Os caras dão show e até chamam os gringos pra entrar na roda. É uma manifestação cultural muito legal.

Falando em passarela do alcool, agora é a vez dela:

PASSARELA DO ALCOOL:
Como o próprio nome sugere, quem é fã de um bom "cachaçal", lá é o lugar. A passarela do alcool é uma rua com quase tudo o que você pode imaginar: restaurantes com música ao vivo, comida japonesa, local, barracas de vendas de dvds (você vai querer dançar muito Rebolation e Tchuco Gostoso no meio da rua). É impossível sair de Porto Seguro sem tomar, pelo menos, um capeta, uma bebida que, eles dizem, tem formula mágica e secreta. É muito boa e recomendo.

No final da passarela há um senhor que vende 3 Ices por R$ 10,00. Para quem gosta é uma boa pedida. Um pouco antes disso, há uma sorveteria com um coelhinho na porta. O coelho não tem nada a ver com o restante do local, mas o sorvete tem uma qualidade incrível. Experimente o sorvete de Tapioca.

É na passarela do alcool que você vai encontrar, também, as lembrancinhas pra trazer pra família. Camisetas engraçadas, cangas lindas, brincos, anéis, e mais uma infinidade de coisas. No começo da avenida, você encontra empresas que fazem os passeios em Porto Seguro, como para a Praia do Espelho, em Curuípe e Recife de Fora.

VISITE PORTO SEGURO!




Visite a Passarela do Alcool:


Visualizar Passarela do Alcool em um mapa maior

quinta-feira, 11 de março de 2010

PORTO SEGURO - AS FESTAS

Agora, se você pensa que Arraial D'ajuda é caro.. espere até chegar em Trancoso. A desculpa que nos deram quando chegamos lá foi que o acesso da cidade é precário e tudo é mais difícil e caro de chegar, o que reflete no valor dos produtos. Ok, me convenceu, mas dói.

Trancoso e Arraial são opostos a Porto Seguro. Se de um lado da balsa temos festas e agitos ilimitados durante dia e noite, passando a balsa, nos outros dois municípios temos mais paz, excelente para casais e famílias com crianças.

Porto Seguro bem aproveitado:

Há quem diga: "O melhor Carnaval brasileiro continua sendo o do Rio. A Bahia faz o melhor Carnaval africano." (Ruy Castro). Sendo o melhor carnaval brasileiro ou africano, a Bahia tem o maior carnaval do mundo. Ano inteiro se comemora a maior festa do Brasil e em Porto Seguro não é muito diferente.

Eu diria que quem não gosta de axé bom sujeito não é ou é ruim da cabeça ou doente do pé. Como este blog não é sobre mim, não postarei minhas fotos e meus vídeos dos lugares que fui, mas é muito bom procurar no youtube palavras-chaves: Porto Seguro, Axé Moi, Toa-toa, etc, para notar como são as festas e as pessoas que frequentam aquela cidade.

Axé-moi: Na minha opinião é, sem dúvidas, o melhor complexo de lazer de Porto Seguro. Durante todo o dia toca música, os valores das comidas e bebidas são muito acessíveis e os shows são incomparáveis. A apresentação de todo o dia fica por conta da Sharon, a cantora da Dança do Quadrado. É raro quando se ouve essa música lá, já que, quem vai pra Porto Seguro volta pra casa sempre cantando a música "Nossa, assim você me mata", ou a dança do Tchu-tchu.

Toa-toa: Complexo de lazer pertencente ao grupo CVC. Todoss pacotes da CVC incluem entradas para festas e alguns têm transporte gratuito durante o dia. Como A CVC só divulga complexo de lazer nos seus pacotes, os marinheiros de primeira viagem só vão ao Toa-toa. Não que a opção não seja boa, mas eu e e grande parte dos meus passageiros e pessoas que conheço, preferem o Axé-moi.

Barramares: Sinceramente, não fui ao Barramares durante o dia e tive o infeliz azar de ir num luau que não foi muito bom, mas já ouvi inúmeros relatos que, de todos os luaus de Porto Seguro, o do Barramares é o melhor. O complexo é muito grande. Tem ambientes de shows de axé, um mais afastado com forró e outros estilos de som. Pra acompanhar tem até cartomante para ler o futuro durante a festa. Quem sabe ela arranja uma companhia pro final da festa, não é? hahaha

Ilha dos Aquários: É uma balada que acontece de uma a duas vezes por semana. Geralmente sexta e/ou sábado. Como o próprio nome ja diz, a festa acontece numa ilha onde tem vários aquarios, com tubarões e várias espécies de peixes. Ela é dividida em quatro ambientes, com música para cada tipo de público.

Transilvania: É uma balada que só abre as quintas-feiras. Infelizmente quando eu fui, uma quinta era Natal e na outra Reveillon, não consegui presenciar a balada e nem conheço alguém que tenha ido. Sorry.

CONTINUA...

terça-feira, 9 de março de 2010

PORTO SEGURO - COMO CHEGAR E ONDE IR

Porto Seguro é, sem dúvidas, um dos destinos mais baratos do Brasil e, às vezes, um dos mais díficeis de chegar.

Qualquer data que não seja comemorativa no Brasil inteiro, é data para ir a Porto Seguro. Não são muitos voos por dia: TAM, GOL e TRIP são as únicas opções. A TAM e a GOL têm voos saindo de SP e BH pra lá. A TRIP só sai de Vitória/ES, tendo que ter a contribuição de conexões saindo de outras poucas cidades (verificar qual destas cias saem da sua).

As datas mais difíceis de se ir para Porto Seguro são Carnaval, Reveillon, semana do saco cheio (em meados de outubro) e semanas com seminários.

O mais engraçado disto tudo é o fato de não faltar opções de hospedagem. Porto Seguro deve ser uma das cidades do Brasil com maior número de hotéis do Brasil.  Acredito que o número diário de voos seja impossível de lotar a quantidade de quartos disponíveis em todos estes hotéis.

Na Av. Beira Mar é quase que um hotel encostado no outro. Para nós, agentes de viagem, a variedade é tamanha que fica difícil escolher o que se parece mais com cada passageiro, mas claro que temos nossas preferências.

Quando fui a Porto Seguro, no último Natal e Reveillon, vi que a cidade tem um tipo de atividade para cada tipo de público. Me desculpe aos recém-casados, mas este, na minha opinião, é o último lugar da terra que vocês devem comemorar sua nova união.

A cidade é ativamente festiva. Shows de axé, pelo menos uma vez por semana, durante a temporada; complexos de lazer que deixam qualquer homem e mulher babando pelos dançarinos e dançarinas; luais incomparáveis e uma energia de dar inveja a qualquer outra cidade.

O mais impressionante, falando na propriedade de agente de viagem, é que poucas são as pessoas que vão para Porto Seguro e não querem voltar na semana seguinte.

Além de festas e axé, a cidade é cercada de um mar lindo e várias opções de passeios:

Sendo ela o berço do Brasil, a cidade tem um centro histórico riquissimo e agradável. Na parte da cidade alta, próximo ao aeroporto, há antigas cadeias, casas de estilo colonial portugues, igrejas antigas e um centrinho de compras de artesanato local.

Importante salientar, se você nunca viu um índio legitimamente brasileiro na vida, esta será sua chance. A cidade preservou a história tão bem, que além dos atrativos dos centros históricos, ainda há aldeias indígenas por lá. Eles vivem principalmente do artesanato. Caminham por todas as praias vendendo colares e artefatos. Quem visita as aldeias encontra materiais de caça e decoração das respectivas culturas.

Continuando a falar sobre as áreas atrativas da cidade, Santa Cruz de Cabrália, ao norte de Porto Seguro é uma pequena cidade onde há várias lojas com preços bons para as lembrancinhas. Sta Cruz de Cabrália é quase que um vilarejo, muito interessante para se conhecer.

Ao sul de Porto Seguro situam-se as cidades de Arraial D'ajuda e Trancoso. Para chegar a estas cidades é necessário pegar uma balsa, ou fazer uma volta GIGANTE pela estrada estadual - BA.

Logo que se passa a balsa, você chegará a Arraial, que é uma cidade muito tranquila. Possui o Eco Park, um parque aquatico muito legal para quem gosta de bastante diversão. Durante o dia a cidade não possui muitos atrativos, mas durante a noite Arraial vira o ponto de encontro dos turistas. O Parracho é uma das melhores opções pra quem gosta de festa.

Passando por Arraial D'ajuda, esteja com bastante disposição para encarar uma estrada de barro bem grande para chegar até Trancoso. É recompensável. A cidade guarda falésias e praias lindíssimas para quem tem a santa paciência e o estomago forte para aguentar todas aquelas curvas e buracos.

Uma caracteristica bem marcante nestas três cidades são os bares bem na areia da praia. O que diferencia são os preços. Em Porto Seguro os valores são tranquilamente aceitáveis, preços iguais a maioria das cidades litoraneas no verão. Comparando a Florianópolis, é até barato.

Arraial D'ajuda é bem mais caro que Porto Seguro. Uma batata frita minúscula custa, em média, R$ 12,00.

Continua no próximo bloco.. ;)